Resenha do livro – Meu Nome É Albert

Título do livro: Meu Nome É Albert

Autor: Ronaldo Viana S

Gênero: Ficção Brasileira – Preconceito.

Valor do livro: R$34,90

Onde comprar: Aqui.

Sinopse do livro – Meu Nome Não É Albert

Pessoas são diferentes. Pessoas são únicas. Pessoas têm nome e, neste livro, o nome Albert poderia ser substituído por John, Dimitri, Sarah, Giulia, poderia até ser Kurt ou qualquer outro. Poderia ser o seu, poderia ser o meu. Lendo este livro, é possível que você ria com Albert, que chore com ele. E é bem possível que você o ame. Talvez você se veja nesse garoto e queira entrar nas páginas desta obra e defendê-lo – ou defender-se – de seus agressores. Meu nome é Albert! É uma obra baseada em fatos reais. Nela o autor reviveu a própria história e a de milhares de pessoas ao redor do mundo, talvez até a sua. Uma história que é vivida por muitos, mas que não deveria pertencer a ninguém.

Resenha do livro – Meu Nome Não É Albert

    Mergulhamos em uma história emocionante logo nas primeiras páginas do livro conheçamos a difícil história de Albert, um garoto que sofre preconceito por ter nascido com uma deficiência nas mãos.    

        Vivenciamos junto ao garoto o seu drama de viver em uma família complicada. Sem se entender com os irmãos e com a indiferença do pai, a única pessoa que lhe compreende é a Bela, uma mulher batalhadora que faz de tudo para incluir o filho e fazer com que o menino se sente aceito e amado por todos.

        Durante a trama acompanhamos o relacionamento do Albert e seu único amigo: Kurt, um garoto que ninguém sabe quem é e por não conhecerem o jovem, muitos desacreditam que ele realmente possa existir. Fazendo assim com que o garoto seja chamado de louco.

        O livro destaca a importância da instituição religiosa e escolar no combate ao Bullying e como a família tem um papel importante na vida da vítima e dos agressores.       

Comentando o livro –  Meu Nome É Albert:                           

        Eu acredito que o livro Meu Nome É Albert deveria ser uma leitura obrigatória para jovens e adolescentes, principalmente pela belíssima mensagem repassada por ele.

        Eu amei o livro e fiquei muito feliz pela oportunidade em poder ler e resenhar esse livro para vocês.

Avaliando o livro – Meu Nome É Albert:      

    A avaliação do livro é feita com base em 10 critérios com a avaliação de 1 a 5 em cada um dos critérios, gerando a nota final de cada livro de acordo a nossa avaliação.                                                                                

Nota de capa: 5

        A capa do livro é maravilhosa e passa muito bem a ideia do livro.

Introdução do livro: 5

        Logo no início do livro, fica claro que o autor tem domínio sobre o que está escrevendo.

Desenvolvimento do livro: 4,6

        Acredito que o único erro do autor foi ter faltado com sentimento em descrever algumas cenas. Poderia explorar um pouquinho mais o lado emocional e isso deixaria o livro com um ar menos técnico.

Finalização do livro: 5.

        Gostei da maneira como o livro terminou. Acredito que o autor conseguiu repassar aquilo que gostaria.

Conceito do livro: 5

Principais conceitos do livro:

– Consequências do Bullying na vida da vítima.

Acredito que o autor explorou bastante essa ideia ao expor a rotina do Albert.

– A importância da família no combate ao Bullying.

Vemos a trajetória da Bela como um grande exemplo para poder ajudar o filho.

– A importância da instituição de ensino no combate ao Bullying.

O livro não apenas denuncia casos de favoritismo entre professores, como também apresenta uma postura correta para a ação da instituição em casos como esse.

A importância da instituição religiosa no combate ao Bullying

O livro apresenta também a importância da base religiosa para o combate ao Bullying.

Forma de escrita: 4.2

        Acredito que a maneira da escrita é bem técnica. O autor poderia ter colocado um pouco mais de sentimento e emoção em algumas cenas do livro.

Desenvolvimento dos personagens: 4,42

        A avaliação é feita conforme a análise dos principais personagens do livro, nesse caso: Albert, Bela, Peter, Tom e Carol.

Albert – 5.

        Gosto da maneira como é desenvolvido o personagem do Albert. Apesar de ser um garoto vitima de Bullying ele não é como aqueles garotos representados em filmes americanos: completamente calados que nos irritam com o seu comportamento. O Albert busca apoio na mãe e fez algumas revelações para ela, durante o livro.

Bela – 5

        A Bela é a minha grande heroína durante o livro. Tenho uma admiração por sua determinação em manter a sua família unida.

Peter – 4,6.

        Peter representa o pai ausente, que não participa das atividades familiares e não sabe o que se passa com os filhos.

        A nota é de 4.6 porquê acredito que ele poderia ter uma participação maior dentro do livro, para ficar um pouco mais claro em como a sua ausência interferiu na vida de Albert.

Tom – 5

        Tom é aquele irmão, que sente vergonha de Albert e se junta aos agressores.

        Durante o livro, ele nos passa uma grande mensagem sobre fraternidade.

Carol: – 2.5

        Carol é a irmã de Albert. A garota tem um comportamento semelhante ao irmão Tom, até que através de um acontecimento ela decide mudar a sua atitude.

        Acredito que o grande erro dessa personagem foi a mudança repentina de suas atitudes, ficou um pouquinho forçado e quase inacreditável.

Criatividade no Enredo: 5

        É uma história muito criativa e original.

Material do livro: 5

        Excelente material.

Indicaria o livro: 5

Sim.

Avaliação final do livro Meu Nome É Albert: 4.82

Está procurando alguma coisa para ler? Veja a resenha completa do livro Vlogs e Garotas.

Resenha do livro – Meu Nome É Albert
5 (100%) 1 vote

About Keslley Cremonezi

Keslley Cremonezi foi considerada uma das romancistas mais nova do Brasil com mais de onze livros escritos, publicou o primeiro livro: O Sabor da Vingança aos 14 anos de idade e o livro Terra de Floreyviu – Encanto de Fadas um ano depois. Conquistou quase um milhão de leitores no ano de 2016 com o livro: A Noiva do Meu Irmão, publicado na internet. Hoje aos 17 anos é redatora publicitária com mais de três mil artigos publicados na internet, cursou Web designer e Marketing Digital. Keslley Cremonezi é modelo agenciada por uma das maiores agencias de moda do país. Pretende cursar fotografia, psicologia e teatro. É resenhista e blogueira do Portal dos Leitores.

2 thoughts on “Resenha do livro – Meu Nome É Albert

  1. Keslley, muito obrigado! Fico extremamente feliz com os seus comentários e concordo com todos. Sim, o livro tem suas emoções – especialmente no final – mas é realmente técnico. A intenção não era apenas contar uma bela história – que é baseada em fatos reais -, mas, também, ajudar pessoas a encontrar soluções para o bullying; este, embrenhado em nossas escolas, em nossa sociedade. Amei a resenha! Amei tudo! Obrigado! Ronaldo Viana S.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *