Os maiores desafios que os escritores iniciantes encontram ao escrever um livro

Você é um escritor iniciante? Escrever um livro é o sonho da maioria dos apaixonados pelo universo literário. Após escrever o post: Como escrever um livro, decidi compartilhar algumas informações com você…

Afinal, nem tudo são flores.

Publicar um livro no Brasil,não é o mar de rosas que a maioria das pessoas pensam. Para escrever esse post, trouxe algumas informações importantes de autores nacionais.

O preconceito dos leitores brasileiros pelos livros nacionais

Segundo a escritora Marília G. Barbosa, autora do livro Selene e o Dragão, um dos maiores desafios que os escritores iniciantes encontram ao escrever um livro… É lidar com o preconceito ainda existente entre os leitores brasileiros (veja a entrevista completa aqui).

Infelizmente essa é uma verdade que precisamos aceitar…. Dentro do nosso país, estamos acostumados a ver grandes sucessos da literatura estrangeira. Mas para um escritor brasileiro, conseguir o almejado sucesso é necessário muito talento, investimento, marketing e um pouquinho de sorte.

Os Best Sellers vende muito. Os livros de escritores iniciantes… Nem tanto.

Segundo o escritor Thulio Phelipe, autor de inúmeros livros de poesia, inclusive Obsolescência Poética e o Cálice Profano resenhados aqui no blog, um dos maiores desafios que  o escritor iniciante tem ao escrever um livro, é convencer o leitor a comprar o seu livro ao invés de um livro Best Seller. (veja a entrevista completa aqui).

Eu particularmente, sempre gostei mais de livros que ainda não conquistaram o seu espaço no mercado. Inclusive sou uma grande leitora do Wattpad.  Preciso concordar com o Thulio, que o marketing muda tudo. É muito mais fácil as pessoas a sua volta comprarem um livro de Augusto Cury, do que darem a oportunidade de ler o seu livro.

A dificuldade em conseguir um espaço nas editoras nacionais

Segundo o escritor William Tannure, autor do livro de sucesso O Legado da Ruína, um dos grandes desafios que os escritores iniciantes encontram ao escrever um livro é conseguir conquistar um espaço dentro das editoras nacionais, já que essas preferem nomes. (veja a entrevista completa aqui).

Se você é um escritor com quase meio milhão de leituras no Wattpad, milhares de seguidores, muitas curtidas em suas fotos com certeza terá uma maior aceitação por parte das editoras. Já que essas estão interessadas em uma coisa: lucro e arriscar em um livro de escritor iniciante, pode não ter uma boa opção se a única finalidade for ganhar dinheiro.

Conseguir distribuir o livro:

Você conseguiu realizar o seu grande sonho, escreveu e publicou um livro. E agora?

De acordo ao escritor Fabiano Alexandria, autor do livro Rio dos Ventos o maior desafio de um escritor iniciante ao escrever um livro, vem após a realização do sonho de publicação: a distribuição. (Veja a entrevista completa aqui).

Já que dificilmente você conseguirá uma editora que te dê uma estrutura para vender sua obra nas livrarias, como você conseguirá fazer isso sozinho, se a preferência e o espaço do mercado é dos grandes autores.

Investimento:

E para fechar essa lista, decidi compartilhar com vocês o que eu acredito ser o maior desafio para escritores iniciantes: o investimento.

Ao assistirmos filmes como Harry Potter conseguimos imaginar os milhões de dólares que a coleção rendeu a escritora e idealizamos esse cenário para nossos livros. O que não colocamos em questão é que estamos no Brasil. Um país que infelizmente não valoriza a literatura como deveria e para alcançar pelo menos o reconhecimento de ser um escritor é necessário muito trabalho e investimento.

Você com certeza irá precisar pagar por todo processo de publicação. E convenhamos um investimento de R$3000,00 a R$10000,00 para segurar o teu livro nas mãos sem a garantia de vê-lo em uma estante, não é fácil.

Se você quer escrever um livro e entrar para o clube de escritores inciantes – Concluindo :

Eu não escrevi esse post com a intenção de desmotivar você a escrever. Mas como eu disse no primeiro post sobre como escrever um livro.  É necessário ter em mente que isso não é apenas uma brincadeira para satisfazer o seu ego. Escrever um livro é algo sério… E apesar de tantos esforços, pode ser a porta definitiva para que novas coisas venham a acontecer.

Eu por exemplo, escrevi o meu primeiro livro, enfrentei muita dificuldade, mas isso me abriu grandes portas e hoje trabalho escrevendo graças a isso.

Então se você realmente sonha em escrever um livro, leia esse post como uma forma de incentivo, afinal, quando se conhece os obstáculos a frente é mais fácil você lidar com eles.

Eai? Vai mesmo escrever um livro e se tornar um  membro do clube de escritores iniciantes? conta pra mim…

 

Os maiores desafios que os escritores iniciantes encontram ao escrever um livro
5 (100%) 2 votes

About Keslley Cremonezi

Keslley Cremonezi foi considerada uma das romancistas mais nova do Brasil com mais de onze livros escritos, publicou o primeiro livro: O Sabor da Vingança aos 14 anos de idade e o livro Terra de Floreyviu – Encanto de Fadas um ano depois. Conquistou quase um milhão de leitores no ano de 2016 com o livro: A Noiva do Meu Irmão, publicado na internet. Hoje aos 17 anos é redatora publicitária com mais de três mil artigos publicados na internet, cursou Web designer e Marketing Digital. Keslley Cremonezi é modelo agenciada por uma das maiores agencias de moda do país. Pretende cursar fotografia, psicologia e teatro. É resenhista e blogueira do Portal dos Leitores.

One thought on “Os maiores desafios que os escritores iniciantes encontram ao escrever um livro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *